Blog

5 Consequências da Falta de Planeamento

A falta de Planeamento é o maior fator de insucesso na aprendizagem dos nossos alunos.

vejamos porquê!

1- Dificuldade em definir objetivos: Quando não existe planeamento também não existem objetivos definidos, pois para os atingirmos necessitas de estratégias e progressões pedagógicas planeadas que te abram o caminho para o sucesso.

2- Utilização constante do mesmo material didático: quando não temos um planeamento pré-definido a tendência do professor é em repetir a aula anterior, pois é a que está na memória mais recente. Este fator fará com que as aulas sejam monótonas e pouco motivantes. O aluno quando vê o material na berma da piscina já sabe o que vai fazer na aula. Mas quando surgem materiais diferentes ficam na expectativa e motivados para a tarefa.

3- Repetição constante dos mesmos exercícios leva o professor a acreditar que não tem criatividade: Engana-se quem pensa que não tem criatividade, pois com objetivos definidos, só temos que variar as nossas estratégias para os atingir. Existem imensos exercícios para atingir o mesmo objetivo, e é a partir dos exercícios, já existentes, que os devemos ajustar as nossas turmas e variá-los conforme a nossa perspetiva, como nós gostaríamos de “brincar” com eles.

4- Não se verifica uma evolução pedagógica nas várias habilidades aquáticas que são esperadas para cada faixa etária: O desenvolvimento psicomotor está diretamente relacionado com os objetivos a atingir por faixas etárias. Se não definirmos objetivos e não os planeamos par os atingir no tempo certo, o que vai acontecer é que serão notórias algumas habilidades relativamente a outras, não existindo harmonia no seu todo ao nível das habilidades aquáticas fundamentais.

5- Não existe ligação entre aula anterior e a aula seguinte e verifica-se incumprimento da evolução lógica das aprendizagens: O fato de não planearmos, para além das consequências anteriormente mencionadas, demonstra facilmente a falta de coerência na evolução pedagógica dos alunos. Se alguém estiver atento às aulas (pais e coordenadores), facilmente verificarão incongruências entre um exercício e outro e entre uma aula e outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *