O SIW baseia-se em 3 conceitos: Saving, Swimming e Skills
O desenvolvimento da educação aquática é uma das áreas mais importantes na prevenção do afogamento e por isso é sem duvida um dos pilares da metodologia. Nas aulas de natação, não só temos como objetivo a aprendizagem da natação como também dotar a criança de conhecimento sobre ela e sobre o meio envolvente, praticando as regras dentro e fora d’água, e sobretudo auxiliar a criança na compreensão das suas capacidades e dos seus limites.
A Natação é a base desta metodologia. A aprendizagem de habilidades motoras básicas aquáticas como: deslocamentos, respiração, flutuação, rotações, equilíbrio vertical e horizontal é primordial, para posteriormente serem utilizadas como base para a introdução das técnicas de nadar e a realização de skills SIW, que garantem o conhecimento do meio e o saber estar na água, em situações de risco.
A inclusão de atividades de prevenção e segurança aquática em aulas de Natação tem como o objetivo desenvolver atitudes e habilidades motoras para situações inesperadas.
Os skills funcionam como uma preparação para agir, desenvolvendo não só a capacidade motora como também a gestão das emoções e a capacidade cognitiva para reagir perante situações inesperadas. Os skills foram pensados e elaborados a partir de dois fatores:
1. Os fatores que influenciam a capacidade de nadar ou afogar;
2. As características do afogamento.
Se és um professor de natação e também queres fazer parte desta missão vê aqui como podes fazê-lo