“Afogamento é um assassino líder mundialmente, sobretudo entre crianças e jovens adultos. É evitável, mas negligenciado em relação ao seu impacto sobre as famílias, comunidades e meios de subsistência”, WHO (2017).
O trabalho desenvolvido pelo EDUCADOR SAFER IN WATER® vai de encontro às etapas de desenvolvimento da criança, criando e desenvolvendo atividades que estejam de acordo com as suas capacidades.
O nosso objetivo não é o auto-salvamento mas sim a educação aquática, respeito e prevenção.
Em todas as idades são ensinadas habilidades de segurança aquática. Nos primeiros meses de vida focamo-nos nos reflexos do bebé e criamos soluções de segurança às quais possam responder positivamente. Posteriormente, vamos associando os reflexos a situações voluntárias que vão surgindo espontaneamente através das experiências vividas nas aulas.
Não temos, nem ensinamos fórmulas para esta ou aquela situação de perigo, educamos crianças capazes de decidir o que fazer perante a situação que se apresentar.
Todas as respostas que a criança, ao longo do seu desenvolvimento, vai apresentando estão associadas a práticas lúdicas experimentadas nas aulas. Este tipo de ensino faz com que a criança desenvolva as suas próprias técnicas de defesa no meio aquático, não há uma resposta melhor ou pior, há a sua resposta que o coloca em segurança, porque é a que consegue realizar sem auxilio, porque é a que consegue fazer confortavelmente, porque foi a que encontrou para se manter segura.
Os benefícios são imensos tanto a nível da aprendizagem da natação, como ao nível do desenvolvimento psicomotor e cognitivo, porque desde cedo são desenvolvidas as capacidades de reação motora associadas ao pensamento lógico e instinto de sobrevivência.