FAQ Cursos Intensivos SIW®

O que são os Cursos Intensivos Safer In Water®?

O público alvo destes cursos são crianças a partir dos 4 anos, que ainda não tenham tido aulas de natação.

Aprendizagem da natação e segurança aquática. Saber estar na água e preparar um verão mais seguro.

Nem todas as crianças têm oportunidade de frequentar aulas de natação durante o ano letivo. Evidenciam-se algumas razões: questões de sáude (crianças que estão constantemente doentes durante o inverno, demasiado sensíveis às diferenças de temperatura); disponibilidade dos pais e horários compativeis; participação noutras atividades.

Quando chega a altura da primavera/verão as crianças já estão mais disponiveis a nível de horários e com menos carga de trabalhos escolares. Os dias tornam-se maiores e os pais também mais disponíveis. É altura também da abertura da época balnear e são necessárias aprendizagens que os coloquem em segurança.
ATL’S fazem atividades na piscina e na praia e é nestas alturas que o saber nadar, ter consciência das suas capacidades e uma educação aquatica muito bem consolidada é necessário.

Embora existam crianças matriculadas em escolas de natação durante o ano letivo, muitas delas apenas frequentam as aulas uma vez por semana. O que, ao nível da iniciação, não ajuda no desenvolvimento das arendizagens de forma rápida e consistente. Se juntarmos a isto o fato de ter de faltar algumas vezes por motivos de doença ou outras situações, às vezes ficam 2 semanas sem aulas.
Não queremos com isto dizer que este curso tem os mesmos benefícios que a frequência anual das aulas de natação, pois tem objetivos diferentes.

Com este modelo de aprendizagem existem fatores que são facilitadores da aprendizagem como:
• Periocidade da aula: as aulas acontecem durante os 5 dias da semana sem interrupções, o que ajuda na aprendizagem, consolidação, disponibilidade para receber mais informações e maior motivação, uma vez que vêm os resultados a aparecer mais rapidamente.

• Número de alunos por turma: este modelo apresenta um número máximo de alunos por turma de 5/6. Para além ter mais tempo disponivel para cada aluno, a relação de confiança/segurança com o professor é muito mais próxima.

• Neste modelo focamos-nos essencialmente nas aprendizagens do aluno para a sua segurança.

É possivel aprender a estar mais seguro dentro e fora da água. Com o curso, a criança, para além de aprender a nadar, aprende competências de segurança aquática e desenvolve a sua capacidade cognitiva de avaliar cada situação. Aprende como estar em segurança na piscina e na praia e realiza, em simultâneo, um trabalho de equipa com os pais. Durante as duas ou 4 semanas de aprendizagem são desenvolvidos e realizados trabalhos em conjunto com os pais e filhos, através do TPF (TRABALHO PARA A A FAMILIA) no CADERNO DE ATIVIDADES SAFER IN WATER ®.

As 20 aulas beneficiam no sentido da consolidação de todos os conteúdos principalmente ao nível da aprendizagem da natação e das habilidades motoras de segurança aquática.

Para poder ensinar este curso é necessário ter o curso de EDUCADOR SAFER IN WATER ®.

Pode encontrar aqui toda a informação para inscrições nos cursos intensivos SIW.

Para além de ser uma excelente opção, pois o curso será aplicado e adaptado só para o seu filho, irá ter resultados muito mais rápidos e uma relação mais proxima com o educador. Para encontrar um Educador SAFER IN WATER® poderá consultar o nosso site e verificar quais os educadores que estão a lecionar na sua área de residência.

O trabalho personalizado com crianças resulta essencialmente para aquelas que já passaram por algum trauma no meio aquático.

Nestes casos o que aconselhamos é que procure um EDUCADOR SAFER IN WATER® e realize no mínimo 10 sessões de aulas personalizadas. Estas sessões, para conseguir o efeito desejado de forma consistente e rápida, devem ocorrer no mínimo 2x/semana e o ideal de 3 a 5x/semana.