O SAFER IN WATER é uma metodologia de ensino que tem como missão prevenir o afogamento infantil.
O SIW, enquanto metodologia de ensino tem como objetivo primário a Educação Aquática.
A educação aquática é “EDUCAR PARA A ÁGUA” , ter consciência de como utilizá-la, tratá-la, saber estar nela, e sobretudo compreendê-la e conhece-la.
Para termos este conhecimento é necessário conviver com a água! Assim como para aprender a andar, a criança tem que explorar, praticar, errar, voltar a tentar, e aprender com todas as suas experiências, com o meio aquático acontece da mesma forma.
É essencial dar às crianças a oportunidade de explorar e conhecer a água em todas as fases da vida. Assim como no exemplo anterior as crianças passam pelo processo de rastejar, gatinhar, levantar, equilibrar até andar, no meio aquático irá passar por fases semelhantes que só pela experiência vai adquirindo conhecimentos.
Para além de conhecer o meio, a aprendizagem da criança será muito mais vasta, porque tomará igualmente consciência das suas capacidades e dos seus limites, criará também hábitos saudáveis e respeito pelo meio pelo aquático, quando dentro ou fora dele. Resumindo uma educação aquática plena.
Ter um acompanhamento com a nossa metodologia, desde bebé, irá promover não só uma excelente relação com a água como também ensinará aos pais como acompanhar o seu filho neste processo de aprendizagem, prazer e respeito pela água.
Os profissionais da metodologia adquiriram um conhecimento profundo sobre o desenvolvimento infantil, para poderem adaptar a metodologia nas diferentes etapas de desenvolvimento da criança. Neste sentido, irá encontrar, junto dos nossos Educadores, alguém que lhe dará a segurança e confiança de que tudo será feito ao ritmo de cada um e sem trauma.
Os resultados de uma investigação desenvolvida em Espanha (21 hospitais espanhóis) revelaram que em 6 de 10 casos a criança estava...
O trabalho desenvolvido pelo EDUCADOR SAFER IN WATER® vai de encontro às etapas de desenvolvimento da criança, criando e desenvolvendo atividades que...
Se pretende que o seu filho esteja seguro dentro e em volta de água deve ter em atenção os seguintes aspetos:
Não deixe o seu filho sozinho numa piscina nem por um instante.
Se estiver a usar uma boia ou braçadeiras, mantenha-se à distância de um braço.
Coloque o seu filho nas aulas de natação, onde aprenda não só a nadar de um ponto para o outro, mas que aprenda habilidades de segurança aquática bem como regras.
Educação aquática é fundamental na prevenção não só para a s crianças, mas também para os pais.
Saiba o que o seu filho aprendeu nas aulas de natação e acompanhe as regras que foram incutidas pelos professores, pais e filhos devem estar em sintonia nas ações.
Pais devem aprender a fornecer flutuação a quem está em perigo, auxiliando tendo em conta a sua segurança; aprender a retirar da água e realizar manobras de reanimação cardio-pulmunar.