Metodologia de ensino da natação
O afogamento é a segunda causa de morte em idade pediátrica em Portugal, e por cada criança que morre por afogamento, cerca de 140 são hospitalizadas. As crianças hospitalizadas por afogamento podem sobreviver sem sequelas, mas a maioria sobrevive com lesões neurológicas permanentes, às quais acrescem impactos sociais, psicológicos e económicos imensuráveis. Estudos mostram que os principais fatores de risco de afogamento infantil são a ineficiente supervisão, o desconhecimento dos perigos e adoção de comportamentos de risco. É um problema de saúde pública sobre o qual urge atuar preventivamente. A nossa missão é definitivamente reduzir estes números, formar professores, que num esforço conjunto, apliquem nas aulas de natação metodologias de prevenção e segurança aquática. A Metodologia SIW, é uma metodologia diferenciada desde o nascimento até à aprendizagem da natação, desenvolvida com base em evidência científica. A nossa prioridade enquanto Educadores SIW é proporcionar às crianças vivências e experiências que nutrem saberes, de modo a que consigam dar resposta a eventuais desafios que encontrem no meio aquático.
Prevenção e Segurança no Meio Aquático
SAFER IN WATER®
O SAFER IN WATER® é uma metodologia de ensino da natação elaborada a partir das causas do afogamento. É o reflexo de um estudo aprofundado sobre o afogamento em crianças. Este estudo, feito em 2013, testou crianças dos 3 aos 6 anos após a aprendizagem de natação. Com este estudo conseguimos verificar que as respostas dadas por crianças em situações de risco não se focam em nenhum estilo de nado, variando conforme as condições onde se encontravam, as condições do meio aquático, as características individuais da criança bem como o estado psicológico do momento. Foram as respostas dadas pelas crianças bem como a variação dos estados referidos que nos permitiram a elaboração dos skills propostos pelo SAFER IN WATER®.
Na prática a Metodologia SIW, é um Programa de Prevenção e Segurança no Meio Aquático, aplicado a crianças, que tem como objetivo:
* a conquista pela autonomia e sobrevivência,
* aquisição do respeito e gosto pela água,
* O acompanhamento do desenvolvimento psicomotor da criança.
Esta metodologia pretende, através de um ensino multivariado, lúdico e com experiências muito próximas da realidade, transmitir os conhecimentos e vivências para a segurança de uma criança em caso de acidente na água.
Não existem respostas tipo, para a sobrevivência, existem habilidades que cada criança deverá optar por realizar de acordo com a situação que se apresenta. Numa mesma situação crianças diferentes darão respostas diferentes, é neste ponto que verificamos a capacidade cognitiva que as crianças desenvolvem para resolver problemas.
Ser um Educador SIW é muito mais do que ensinar a nadar. É ter um conhecimento profundo sobre o desenvolvimento da crianças nas 3 áreas fundamentais (área motora, cognitiva e social) e saber acompanhar as aprendizagens em cada momento e étapa que a criança se encontra.
Conduzir uma aprendizagem é para nós Educadores uma missão e compromisso com a sociedade na medida em que podemos ser agentes ativos na prevenção do afogamento.
Descubra um Educador SIW perto de si.
Prevenir e reduzir o número de afogamentos no nosso país.